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Entendendo Qual é o Melhor Brinde Para o Seu Público Alvo

Uma das estratégias de marketing de relacionamento que se mostram mais assertivas no dia a dia de inúmeras empresas é a de distribuição de brindes para valorizar e fidelizar os seus clientes. Contudo, não basta decidir que irá se engajar nesse tipo de campanha sem saber qual é o melhor brinde para o seu público-alvo.

A escolha depende de algumas questões como, por exemplo, quem é o público-alvo, qual o retorno financeiro que os clientes agraciados com o brinde representam considerando a relação custo-benefício, o ramo em que sua empresa atua. Vamos entender melhor cada um desses itens abaixo?

Como Escolher o Melhor Brinde Para o Seu Público-alvo

Quem é o Público-alvo?

Para definir que tipo de brinde é o mais assertivo para o seu público-alvo, é interessante saber exatamente quem é o seu público. O que estamos dizendo é que se deve tirar um tempo para pensar nos clientes que receberão o brinde como uma única pessoa, estratégia de definição de persona. Liste quais são as características que elas têm em comum, idealize uma pessoa que tenha essas características como principais traços de personalidade.

Pronto, a sua persona estará bem delineada. Agora atribua um nome a essa persona e imagine que tipo de brinde seria útil de acordo com o seu estilo de vida, isto é, se trabalha fora, se tem base num escritório ou uma função itinerante, se leva muitos itens durante o dia ou apenas um computador, enfim, pense em como tornar a rotina da persona mais simples.

Qual o Retorno Financeiro Que o Público-alvo Traz Para a Empresa?

Tendo uma ideia do tipo de brinde que pode ser útil para o seu público-alvo – pode ser um nécessaire, uma pasta, um porta-canetas, um porta-cartões, entre outros – chega o momento de definir quanto se irá investir nos brindes levando em consideração a relação custo-benefício.

A primeira questão a ser avaliada é o retorno financeiro que os clientes que receberão o brinde trazem para a empresa. Geralmente, uma campanha de brindes é dedicada a clientes que contribuem significativamente para a lucratividade da empresa. Essa contribuição pode ocorrer através de compras espaçadas com maior valor agregado ou de compras de menor valor unitário, porém, que são constantes.

Um dos objetivos de oferecer brindes aos principais clientes é que eles tenham sempre no seu campo de visão a marca da empresa, de maneira a lembrar dela quando precisarem realizar uma nova compra de um item que a mesma comercializa. Esse é um processo de construir um relacionamento, tornar a empresa parte do imaginário do cliente.

Qual o Brinde Mais Alinhado Com o Ramo de Atuação da Sua Empresa?

A partir do momento em que se tem a compreensão de quem é o público-alvo, do retorno que ele oferece e da relação custo-benefício que se pode adotar, é importante considerar quais são os tipos de brindes que se encaixam na proposta da empresa. Lojas que ofereçam artigos femininos, como roupas e sapatos, devem investir em brindes que sejam condizentes com as clientes que frequentam o ambiente, como um nécessaire com espaço para cremes, por exemplo.

Já empresas que trabalhem com produtos voltados para atividades físicas devem oferecer brindes que tenham relação com a rotina das pessoas que fazem as suas compras nelas como, por exemplo, um porta-tênis. Trata-se de desenhar uma relação entre o item e a função da sua empresa, pois, assim, quando o cliente for utilizar o brinde estará envolvido numa situação em que lembrará da sua marca.

Escolha Brindes de Qualidade

Por fim, o conselho que podemos dar é que a empresa escolha brindes que sejam bonitos e funcionais. Se for para oferecer brindes de baixa qualidade é melhor nem começar a campanha de marketing, pois lembre-se que a qualidade dos itens oferecidos será relacionada com a qualidade do produto/serviço que a sua empresa oferece.

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